terça-feira, 29 de setembro de 2009

É hoje


Parabéns Mafalda

A primeira história de Mafalda foi publicada a 29 de Setembro de 1964, temos quase a mesma idade. 45 anos depois não podia estar mais actual!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

31°C

Diz o calendário que entrámos hoje no Outono...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PDI?

Hoje levantei-me (sem grande animo por ser Segunda-feira, confesso), tomei o meu pequeno-almoço, o meu duche, vesti-me, e já ia a sair e casa quando as chaves me caíram ao chão. Inclino-me para as apanhar e, sem aviso prévio, senti uma verdadeira chicotada nas costas e, nem para cima, nem para baixo, nem para os lados, pura e simplesmente não me conseguia mexer com a dor. Com muito jeitinho lá consegui, ao fim de alguns dolorosos minutos, colocar-me na posição vertical.

Dizem que é lumbago, já estou a anti-inflamatório e movimentação restrita.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Apologia da preguiça (um dos meus "pecados" confessos)

BARRIGA É BARRIGA... por Arnaldo Jabour

"Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver Chico Anísio no programa do Jô, dizendo que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício - entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho - mas chegou à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: A tartaruga com toda aquela lerdeza , vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos?
Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista compositor e intérprete baiano era conhecido como pai da preguiça.
Passava 4/5 do dia deitado numa rede,bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, levava 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico viveu 90 anos.
Conclusão: Esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde... E viva o sedentarismo ocioso !!! Não fique chateado se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda a eternidade para ser só osso !!!

Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA !! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA !!!

O elefante só come verduras e é GORDOOOOOOOOO !!!

VIVA A BATATA FRITA E O CHOPP !!!

Você, gente bonita, tem pneus? Lógico, todo avião tem!

E nunca se esqueçam: 'Se caminhar fosse saudável, o carteiro seria imortal '


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Já falta pouco


Novo vírus consegue “agarrar-se” mais fundo


Já havia esta suspeita: o novo vírus da gripe pode infectar as células mais profundas nos pulmões, com muito mais facilidade do que os vírus A das gripes sazonais. Hoje, num estudo publicado na Nature Biotechnology, investigadores do Imperial College, de Londres, dizem que isto pode explicar porque pessoas infectadas com a nova estirpe A(H1N1) são mais propensas a sofrer sintomas mais severos do que as que são infectadas com o A(H1N1) sazonal. Os “tradicionais” vírus da gripe sazonal unem-se a receptores que se encontram nas células do nariz, garganta e vias respiratórias superiores, infectando-as. A investigação que hoje veio a público mostra que o vírus da pandemia de gripe suína pode também unir-se a um receptor encontrado nas células no interior dos pulmões, o que pode resultar numa infecção bem mais grave.A sua capacidade de aderir a receptores adicionais pode, assim, explicar porque o novo H1N1 se replica e se propaga entre as células mais rapidamente, abrangendo uma área maior do sistema respiratório.Ten Feizi, principal autor do artigo, explica: “A maioria das pessoas infectadas com a gripe de origem suína tem experimentado sintomas relativamente leves. Contudo, algumas pessoas têm tido infecções mais graves nos pulmões, que podem ser piores do que as causadas pela gripe sazonal. A nossa investigação mostra como o vírus faz isso – unindo-se a receptores na sua maioria localizados nas células profundas dos pulmões. Isto é algo que a gripe sazonal não consegue fazer”.Os investigadores verificaram que o H1N1 pandémico “atraca-se” mais debilmente aos receptores nos pulmões do que aos do tracto respiratório superior. Isto explica porque a maioria das pessoas infectadas tem sintomas mais leves. Mas os cientistas estão preocupados com a possibilidade de uma mutação no vírus, que o faça aderir com mais força aos receptores pulmonares e desencadear a sua replicação. Nesse caso, aumentaria o número de casos graves de infecção.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Alta resolução


Eu sou mais dada à célula e seus organitos (a mitocôndria é absolutamente fascinante), a molécula própriamente dita nunca despertou em mim particular fascínio. Dito isto, é impossível não ficar maravilhada com estas imagens, as mais detalhadas até hoje, de pentaceno, uma molécula orgânica que consiste em 5 aneis de benzeno. É uma molécula muito frágil mas, graças a uma modificação da técnica AFM conseguida pela IBM Zurique, foi possível capturar estes detalhes dos aneis hexagonais de carbono e deduzir as posições dos átomos de hidrogénio circundantes.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Hoteis em BA

Os hotéis em Buenos Aires também já estão tratados. À chegada vamos para o 248 Finisterra, para a despedida fico no 1555 Malabia House Hotel.
Adoraria seguir a sugestão de C. e ficar no Hotel Alvear Palace mas já fica um bocadinho acima do orçamento pelo que ficará para um copo no final do dia.

O Terraço

Ontem o final de tarde foi passado na esplanada d'O Terraço com uma espectacular vista sobre Lisboa e o rio. Lisboa, pondo os seus imensos problemas em stand-by, é uma cidade linda e há cenários que são de cortar a respiração de tão fantásticos.Vista daqui, a cidade branca oferece-se em todo o seu esplendor aos nossos olhos.

Quando cheguei DJ de serviço tinha optado pelo som salseiro pelo que nada mais adequado do que pedir um Mojito e deixar-me relaxar com uma boa conversa até ao pôr-do-sol.