segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Julie & Julia

Literalmente, de fazer crescer água na boca.
Meryl Streep como só ela consegue ser, fabulosa!!!!!

sábado, 28 de novembro de 2009

Eunice Muñoz


Há pessoas Maiores que nos dão momentos Maiores. Acabei de ter uma experiência mágica no "O Ano do Pensamento Mágico" com Eunice Muñoz.

Eunice Munõz que, sentada num cadeirão, enche o palco e nos hipnotiza com seu domínio da voz, do movimento, do ritmo, da palavra. A perfeição existe. Hoje a perfeição chamou-se Eunice Muñoz.


Quis o acaso que fizesse precisamente hoje, dia 28 de Novembro, 68 anos que Eunice Munõz se estreou no palco onde hoje actuou, no TDMII. E foi a própria Eunice que, emocionada, e interrompendo os aplausos, partilhou connosco esse momento e agradeceu a oportunidade de estar ali exactamente 68 anos depois.


P.S. Sobre o texto só posso subscrever

«De uma honestidade devastadora, O Ano do Pensamento Mágico é um magnífico retrato sobre a perda, a mágoa e a tristeza, pintado ao detalhe, e sem vacilar, com o olhar cirúrgico da autora.»

The New York Times


Afonia

De tanto "maldizer" (esta semana foi particularmente fértil em estar "contra (quase) tudo e (quase) todos") fiquei sem voz, literalmente. Mas não me "cortaram o pio" :)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pequenez, pequenez

Todos os anos, por esta altura, me perguntam how are things going in Portugal? Há uns anos era uma pergunta genuinamente interessada, no sentido da expectativa de uma mudança positiva, de uma evolução comportamental. Nos últimos anos a pergunta é acompanhada por um tom mais irónico, que não é pessoal, de quem já sabe a resposta pois ela é sempre a mesma. Tudo como dantes, ou seja, mal. Ou pior ainda, de mal a pior. Portugal é uma desilusão.

E é triste, é desencorajador, é frustrante, é inibidor.

E às vezes tenho pena de ser portuguesa.

Mas isto passa-me.



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Me liga, vai


Liga 760 50 10 20 e estás a doar o equiv a 1l de leite para a distribuição diária aos sem-abrigo pela Comunidade Vida e PAz

Deutschland, hier gehe ich

Cada vez mais fã dos alemães, e não só para trabalho ;)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Há 20 anos

caía o Muro da Vergonha e enchiamo-nos de Esperança. 20 anos depois quantos novos muros não se constroem por aí?

domingo, 8 de novembro de 2009

The Informant (O Delator)


Excelente filme para um dia chuvoso. Matt Damon num desempenho genial.

Bolsa de Valores Sociais

Foi lançada esta semana com o apoio da Bolsa de Lisboa. Conheci um dos responsáveis por este projecto entusiasmante e espero voltar em breve a este assunto. Pretende apoiar projectos de solidariedade social que para além de "darem peixe" ou "ensinarem a pescar" contribuam para uma mudança efectiva de vida dando instrumentos aos apoiados de inserção na chamada vida activa e retirando-os, assim, da zona de pobreza em que se encontravem.

Casa das Histórias

Parece que é a própria Paula Rego que não é favorável à continuação de Dalila Rodrigues no cargo de Directora.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dulce de leche

Para quem, como eu, é guloso, a Argentina é um paraíso. Uma das outras “instituições” do país é o Doce de leite. Este pode ser servido simples (à colher é uma perdição), ou como componente do mais variado tipo de doçaria. Desde o mil-folhas de doce de leite (uma bomba calórica de deixar qualquer um KO) aos alfajores de maizena com doce de leite (já estou a salivar) não esquecendo os gelados, é possível encontrar de tudo com este dolcíssimo delicioso. Hummm!

Estoril Film Festival

Começa hoje

O fds vai ser tãããããão pequeno para as coisas que há a ver

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dalila Rodrigues

Dalila Rodrigues, directora da Casa das Histórias Paulo Rego, inaugurada há um mês, vai ser afastada do projecto. Não sei o que se passa nem o que está verdadeiramente em causa neste processo mas confesso que me causa alguma estranheza que, tendo sido convidada (como consta)pela própria Paula Rêgo e acompanhado todo o processo desde o início, venha agora, que tudo está aí, a ser afastada.
Já o seu afastamento do mnaa, depois do sucesso de várias das suas iniciativas, foi surpreendente e parece-me, que tal como então, outros valores "se levantam" aqui.
Como interessada em que as nossas ofertas culturais (que são tão escassas) sejam estimulantes, criativas e motivo de orgulho, tenho pena e estou decepcionada.

Príncipe Real - Lisboa no seu melhor