quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anibaleitor


Um dos livros lidos nas férias. Um livro divertido (dei por mim a rir sózinha), delicioso, emocional(um sorriso) e verdadeiro. Sobre o prazer da leitura.

Só um cheirinho:
Um leitor deve apagar-se perante o livro que está a ler, perguntas tu? Eu não serei tão radical. Porque motivo iria eu deixar de ser eu só por estar a ouvir outro discorrer? E como poderia eu deixar de ser eu, mesmo que quisesse? Acaso já inventaram a cirurgia plástica para o espírito? (...) É no entanto verdade que o leitor tem de saber tentar falar a língua do livro. Falar a língua do livro e abandonar-se à sua melodia, deixar-se ir na corrente, em vez de desperdiçar forças remando contra a maré. Não digo que nos tenhamos de submeter, apenas que devemos estar disponíveis. O livro, ao ser escrito, já deu um grande passo na nossa direcção: é uma dádiva. Cabe-nos agora a nós retribuir a gentileza e dar um passo em direcção ao livro.

Sem comentários: