terça-feira, 30 de março de 2010

Enquanto dura esta hora

...Este lugar, estes ramos, Esta paz em que estamos, Deixem-me crer o que nunca poderei ser.

Fernando Pessoa

segunda-feira, 29 de março de 2010

Grog

Nasci e cresci no bairro de Alvalade e, nos meus tempos de Liceu, um dos sítios obrigatórios a ir, pela "bela" da tosta mista mas também pelo ar de "mais velhos" que dava estar num bar/pub de estilo inglês a meio da tarde, era o Grog na praça de Alvalade.
Hoje, mais de 20 anos depois, voltei lá. As tostas mantêm-se belíssimas e a decoração está exactamente a mesma: o balcão, as paredes pretas, os sofás de veludo ou os candeeiros tipo Arte Nova. Um bocadinho decadente, mas com charme.

domingo, 28 de março de 2010

5ª Sinfonia de Mahler

" A Quinta Sinfonia de Mahler pode muito bem ser a música da nossas vidas..."

Excelente interpretação da Orquestra Sinfónica Metropolitana hoje no CCB.

O quarto andamento, o adagietto, é uma melodia que nos pode paralisar durante horas, esquecidos de nós mesmos.
"Tudo assenta na voluptuosidade das cordas e no pontilhado da harpa. O seu efeito é imprevisível (...) Pode tratar-se de uma imploração, de uma carta de amor, de um momento marcado pelo optimismo ou, talvez, de uma simples pergunta"
Para mim é, definitivamente, uma carta de amor, com as suas angústias e exaltações.

sábado, 27 de março de 2010

Amar... é complicado

Maravilhosa Meryl Streep numa comédia romântica que sabe bem ver.
E não é que certo, certo é que amar...é complicado?

CNB - 3 Novas Criações

Com exepção da coreografia (a última) de Wellemkamp, foi mais do mesmo, ou seja, quase nada. Movimentos repetidos, repetitivos, sem nexo, sem emoção. Fui tentar perceber o que regeu as duas primeiras coreografias e eis o que encontrei:

Light
Coreografia - Katarzyna Gdaniec, Marco Cantalupo
Inspiração: "Na nossa sociedade, os movimentos tornaram-se muito formais, apesar de fingirmos que somos livres. Mas essa liberdade é só para satisfazer a necessidade consumista. Perdemos a relação com as nossas raízes. Desde sempre, a dança foi influenciada pela forma como trabalhávamos. Quem trabalhava no mar tinha uma forma de se mexer diferente de quem trabalhava na terra, mas hoje parece tudo igual", conta Marco Cantalupo.
Mensagem: "Gostava que as pessoas sentissem a necessidade de quebrar com as formalidades nos movimentos e regressassem a uma forma mais natural de estar. Os bailarinos aqui são pessoas normais a fazer coisas excepcionais."

!!! Sorry, where, how?



Requiem
Coreografia - Rui Lopes Graça
Inspiração: "Este bailado é uma homenagem a Vera Castro, uma grande figurinista que morreu há um mês e meio. Trabalhei muitos anos com ela e senti a necessidade de lhe dedicar este bailado. É a expressão da minha gratidão. Durante o espectáculo, os bailarinos têm muitos movimentos com as mãos no ar, como se quisessem sentir, com o toque dos dedos, a presença dessa pessoa", diz o coreógrafo.
Mensagem: "Quero transmitir esperança e gratidão. A minha postura perante a vida e a morte é apaziguadora. Já perdi um irmão e o meu pai, mas acredito que nunca deixamos de sentir a presença dessas pessoas", explica Rui Lopes Graça.



A chuva cai na poeira como no poema
Coreografia - Vasco Wellenkamp
Inspiração: "Quis fazer uma obra sobre as diversas linhas do meu trabalho. É quase como se abrisse uma gaveta e tirasse de lá coisas dispersas destes 35 anos de trabalho. Escolhi poemas e fui associando música. É a minha primeira obra de fundo desde que assumi o lugar de director artístico da Companhia Nacional de Bailado [CNB], há três anos. Como coreógrafo, não posso ter apenas um papel administrativo", explica Vasco Wellenkamp. A ideia para este espectáculo partiu do director que deu total liberdade aos coreógrafos. "Queria uma multiplicidade de linguagens. Por coincidência, todos usamos cadeiras. É um objecto que permite imensos estados de espírito e tem um lado estético interessante."
Mensagem: "A poesia é a beleza. E o bailado tem um trabalho muito marcado pelo ambiente poético.

Aqui sim, estava lá tudo, beleza, movimentos fluidos, procura, inquietação... com a vantagem, que não é pouca, de ter tirado partido da formação clássica dos bailarinos e proporcionando momentos de elevada qualidade técnica.

terça-feira, 23 de março de 2010

Desejo

Não estamos no reino da lógica, mas do desejo, e não posso negar que o desejo é um estado sério e respeitável. Se assim não fosse, como justificaríamos grande parte da nossa vida.
in Netherland

domingo, 21 de março de 2010

Bocca

E para terminar em beleza, jantar no Bocca. Optámos pelo Menu de degustação regado pelo divinal Quinta de S. José (2005). No final o consenso foi total: a repetir.

Primavera

Não podia ter entrado melhor na estação de todas as renovações. Depois das exposições temporárias no CAM da Gulbenkian, uma boa conversa no anfiteatro ao ar livre ( a tarde esteve fantástica) e um chá para rematar.
Foi um tarde deliciosa.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai


Sinto tanto a sua falta.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Muros

Há uns tão difíceis de deitar abaixo!

terça-feira, 16 de março de 2010

Nós


Thanks C.

"É preciso salvar o país deste Estado"

"Um Estado que apesar de ineficiente, falhando em áreas fundamentais da sua intervenção, como é o caso da justiça, absorve mais de 50% dos nossos recursos" e "obriga-nos a pagar 24% mais de impostos do que nos outros países europeus".
"Com este PEC vamos ter mais uma década perdida." Mais: "É para nós claro que o reequilíbrio orçamental deve ser conseguido através da redução da despesa e não através do aumento da carga e do esforço fiscal."

Alexandre Relvas ao i

segunda-feira, 15 de março de 2010

Stress

A lecturer, when explaining stress management to an audience,raised a glass of water and asked, 'How heavy is this glass of water?'Answers called out ranged from 20g to 500g.The lecturer replied, 'The absolute weight doesn't matter.It depends on how long you try to hold it.If I hold it for a minute, it's not a problem..If I hold it for an hour, I'll have an ache in my right arm.If I hold it for a day, you'll have to call an ambulance.In each case, it's the same weight, but the longer I hold it, the heavier it becomes.'He continued,'And that's the way it is with stress management.If we carry our burdens all the time, sooner or later,the burden will become increasingly heavy:and we won't be able to carry on. ''As with the glass of water,you have to put it down for a while and rest before holding it again..When we're refreshed, we can carry on with the burden.So, before you return home tonight, put the burden of work down: don't carry it home. You can pick it up tomorrow.Whatever burdens you're carrying now,let them down for a moment if you can.'

domingo, 14 de março de 2010

Uma outra educação

Vi o filme intermitentemente com umas "cochiladas" na viagem Bangkok-Londres e retive principalmente a fantástica actriz Carey Mulligan. Relembrei-me do filme a propósito de uma entrevista conjunta, nomeadamente com Jeff Bridges (ai,ai), Sandra Bullock, Morgan Freeman, na Única do Expresso deste fim-de-semana.

Alice no País das Maravilhas

Faltando-lhe o factor de perturbação que caracteristicamente os filmes de Tim Burton provocam não deixa de ser um filme visualmente belíssimo e fascinante. Quanto mais não seja por isso, vale a pena ver.

sábado, 13 de março de 2010

Whatever works

O feliz "regresso" de Woody Allen

quarta-feira, 10 de março de 2010

Boas notícias

VINHO TINTO AJUDA A PREVENIR OBESIDADE

O consumo ligeiro ou moderado de bebidas alcoólicas, especialmente de vinho tinto, é benéfico, não apenas para o coração, como também para o peso, concluiu um estudo do Brigham and Women's Hospital. A análise, efectuada a 20 mil voluntárias que apresentavam um peso considerado normal, revelou que as mulheres que bebiam álcool com moderação ganhavam menos peso e tinham uma menor probabilidade de virem a sofrer de obesidade, quando comparadas com as abstémicas. O vinho tinto foi a bebida que mais contribuiu para o controlo de peso. Contudo, também o vinho branco, a cerveja e as bebidas espirituosas provaram ter benefícios nesta área. De acordo com os investigadores, após 13 anos de observação, as abstémicas apresentavam uma probabilidade 43% mais elevada de virem a sofrer de excesso de peso ou de obesidade. Este risco reduzia para 33% com o consumo de 15 a 30 gramas de bebidas alcoólicas por dia. Lu Wang, coordenador do estudo, explica que as pessoas que bebem álcool tendem a ingerir menos hidratos de carbono e a ser fisicamente mais activas após o consumo destas bebidas, o que conduz a um maior gasto de energia.

sábado, 6 de março de 2010

Pink Martini

Desconfio que o este CD vai ser ouvido até à exaustão.

A single man

Um filme lindíssimo, sobre a perda, o amor, a solidão e, apesar de tudo, o renascer.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Get ready


de 10 a 18 de Abril

quinta-feira, 4 de março de 2010

Me bateu uma saudade

ao ler isto.
Quero voltar!!!!!!!

Cop'3

Há momentos heavenly e que, na senda do post anterior, só temos mesmo que aproveitar e gozar. Ontem foi assim no Cop’3 coincidido, sem saber, com a Lisbon Restaurant Week, o que acabou por ser mais um ponto a favor. Por umas horas tudo foi possível.

terça-feira, 2 de março de 2010