terça-feira, 23 de outubro de 2007

Stop TB

Eis um assunto que me preocupa verdadeiramente e para o qual acredito que nunca é demais chamar a atenção, até porque ainda está envolto em muita ignorância e preconceito, uma dupla fatal:
Tuberculose
Como infelizmente vem sendo habitual, naquilo que é mau Portugal ocupa "honrosamente" posições destacadas no ranking internacional: A prevalência da tuberculose em Portugal é de 33,7 casos por cem mil habitantes, o que corresponde praticamente ao triplo da média da Europa Ocidental.
A OMS declarou a tuberculose como uma emergência global, com nove milhões de casos anuais (1,7 milhões de mortes por ano).
Sendo a tuberculose uma das doenças infecciosas mais mortíferas e causadoras de sofrimento, a OMS lançou o Plano Global «STOP TB 2006-2015», que visa a redução para metade da prevalência da TB e da mortalidade causada por esta doença.
O Dr Jorge Sampaio, o enviado especial do secretário geral da ONU para a tuberculose, foi o orador principal na Forum Ministerial Europeu ‘"All Against Tuberculosis" que decorreu hoje em Berlim. Estiveram presentes ministros de 49 países que formularam a Declaração de Berlim sobre Tuberculose que "constata com preocupação que a TB re-emergiu como um ameaça crescente de saúde na região europeia da OMS" e "reconhece que uma abordagem europeia será a chave para o controlo e eventual eliminação da TB". A declaração também prevê a adopção da estratégia Stop TB em todas a suas vertentes.
Porque este assunto é demasiada grave (não nos esqueçamos da nova forma resistente "virtualmente incurável", baptizada de tuberculose XDR, que, no nosso caso "importámos" do leste europeu) espero que não fiquemos apenas pelas intenções e que, efectivamente, se implemente um plano "à séria" para combater este verdadeiro flagelo.

Sem comentários: