terça-feira, 30 de outubro de 2007

Os Tibetanos

Acabei de degustar um belíssimo flan de tofu com agriões e algas acompanhado de cous-cous no Os Tibetanos e, ao som de um mantra, voei no tempo e regressei a Junho do ano passado, regressei ao Tibete.

As minhas viagens de sonho vão todas, ou quase todas, parar à América do Sul. Tenho fascínio pelo Chile, atracção pela Argentina e, claro, amor, ou será paixão?, pelo Brasil. E o Peru. E um bocadinho mais acima, a Guatemala.

O ano passado um querido grande amigo "deitou-me a mão" e desafiou-me a acompanhá-lo à China e ao Tibete. Não tendo sido nunca destinos sonhados foi , no entanto, uma decisão, por motivos vários, rápida. Sim. E assim parti, pela primeira vez, para a Ásia.

China. Adorei. Diferente de tudo o que já conhecia.

Mas o Tibete, o Tibete foi uma experiência especial. As pessoas, os cheiros, a fé, as cores, a energia. Inesquecível. Lavou-me a alma e o coração. E hoje, ao jantar, senti essa tranquilidade e paz enquanto "viajava" novamente por essas paragens.

Mas, porque nem tudo são rosas, quero também manifestar o meu total repudio pela ocupação do Tibete pela China e expressar o meu desejo por um Tibete livre.



Memórias felizes da infância III

Memórias felizes da infância II

Como eu suspirava pelo Jean-Luc...

Memórias felizes da infância I


segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Sabem onde posso encontrar?






Georgia O'Keeffe - uma das minhas pintoras favoritas

"Nobody sees a flower, really, it is so small. We haven't time - and to see takes time like to have a friend takes time. If I could paint the flower exactly as I see it no one would see what I see because I would paint it small like the flower is small. So I said to myself - I'll paint what I see - what the flower is to me but I'll paint it big and they will be surprised into taking time to look at it - I will make even busy New Yorkers take time to see what I see of flowers. ...Well, I made you take time to look at what I saw and when you took time to really notice my flower you hung all your own associations with flowers on my flower and you write about my flower as if I think and see what you think and see of the flower - and I don't. "
- Georgia O'Keeffe





domingo, 28 de outubro de 2007

Ao Anoitecer

Filme de Lajos Koltai com Meryl Streep, Vaness Redgrave, Toni Collette, Claire Danes, Glenn Close,...
Filme bonito, de certa forma onírico, mas que, apesar do elenco de luxo e correspondente interpretação, não me conseguiu "agarrar".
Mas há um momento, o do encontro final de M. Streep com V. Redgrave, absolutamente perfeito, de partilha total, de Amor pleno entre duas amigas. Não são as palavras, é a linguagem do corpo, o olhar, o gesto. Sublime.

Horário de Inverno



Adoro esta sensação de ter podido dormir "mais uma hora", de poder prolongar o estado de preguiça e ritmo domingueiro por mais tempo.



Mas ( quase sempre há um mas) depois vem o pior: o anoitecer cedo, os dias progressivamente mais pequenos, aquela sensação de se acabar um dia de trabalho e já não ter luz para gozar, para "respirar", enfim, a aproximação do Inverno.



quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Cancro da Mama



Não se assustem que eu não vou só falar de doenças nem tão pouco estou obcecada pelo assunto. Acontece que estou envolvida nalguns projectos de I&D nestas áreas e também me parece que fazemos muito tabu sobre elas o que só cria ideias erradas e , muitas vezes, medos irracionais.

Vai acontecer no dia 11 de Novembro, no Parque das Nações, a corrida Sempre Mulher. Encontramo-nos lá?

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Stop TB

Eis um assunto que me preocupa verdadeiramente e para o qual acredito que nunca é demais chamar a atenção, até porque ainda está envolto em muita ignorância e preconceito, uma dupla fatal:
Tuberculose
Como infelizmente vem sendo habitual, naquilo que é mau Portugal ocupa "honrosamente" posições destacadas no ranking internacional: A prevalência da tuberculose em Portugal é de 33,7 casos por cem mil habitantes, o que corresponde praticamente ao triplo da média da Europa Ocidental.
A OMS declarou a tuberculose como uma emergência global, com nove milhões de casos anuais (1,7 milhões de mortes por ano).
Sendo a tuberculose uma das doenças infecciosas mais mortíferas e causadoras de sofrimento, a OMS lançou o Plano Global «STOP TB 2006-2015», que visa a redução para metade da prevalência da TB e da mortalidade causada por esta doença.
O Dr Jorge Sampaio, o enviado especial do secretário geral da ONU para a tuberculose, foi o orador principal na Forum Ministerial Europeu ‘"All Against Tuberculosis" que decorreu hoje em Berlim. Estiveram presentes ministros de 49 países que formularam a Declaração de Berlim sobre Tuberculose que "constata com preocupação que a TB re-emergiu como um ameaça crescente de saúde na região europeia da OMS" e "reconhece que uma abordagem europeia será a chave para o controlo e eventual eliminação da TB". A declaração também prevê a adopção da estratégia Stop TB em todas a suas vertentes.
Porque este assunto é demasiada grave (não nos esqueçamos da nova forma resistente "virtualmente incurável", baptizada de tuberculose XDR, que, no nosso caso "importámos" do leste europeu) espero que não fiquemos apenas pelas intenções e que, efectivamente, se implemente um plano "à séria" para combater este verdadeiro flagelo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Restaurante Poço das Fontaínhas


Agora que se aproxima a hora do almoço, lembrei-me do delicioso bicho do mar escaladinho acompanhado de sangria e de excelente companhia (obrigada F., J. e E.), não esquecendo a sobremesa "super-light" ;), que degustei no sábado em Setúbal neste, para mim novo, restaurante que passará a fazer parte da minha lista de "A repetir muitas vezes".



E, falando em coisas boas "relacionadas" com Setúbal (para bom entendedor uma imagem basta):


domingo, 21 de outubro de 2007

Juan Y Graciana

Julio y Veronique

Tango Quattro

Arrebatador. Amei.
O quinteto argentino Tango Quattro foi acompanhado pelos pares de bailarinos Juan Capriotti & Graciana Romeo (que já foram meus professores e, espero, voltem ser breve, breve) e Julio Luque & Veronique Guide (absolutamente apaixonantes).
Quem diz que não gosta de tango, ou que o tango não é actual, não sabe do que fala.

sábado, 20 de outubro de 2007

Aula Magna

E porque a vida tem coisas boas, vou agora ter com S. para irmos ver, mais logo, Tango Argentino, Tango Quattro. As expectativas são boas, amanhã confirmarei (espero).

40%

Um relatório recente mostra que, sem ajuda do estado, 40% dos nossos conterrâneos seriam considerados pobres. Mostra que a classe média se evapora.
O sinal de alarme está aí.
Nuno Rogeiro, in Sábado.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Fados

Fui ver o filme "Fados" de Carlos Saura. Gostei. Não me chocou a dança, não me choca a fusão. Teria preferido ver mais fadistas (Celeste Rodrigues, Cátia Guerreiro, Jorge Fernando, Ana Moura, Cristina Branco, ...) e menos variações, mas adorei a dupla Mariza/Miguel Poveda , adorei conhecer Lura, Lila Downs, Toni Garrido. Contudo,
Faltou mais Amália. Pelo FADO que foi, é e será.


Senti falta de Hermínia Silva.


E o fado de Coimbra?

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Salsa

Hoje foi dia de Salsa, modalidade onde fui parar por mero acaso. Antes de me ter iniciado neste vício, há uns bons anos, nunca tinha tinho nenhum fascínio especial por esta dança. Acresce dizer que adoro dançar. Desde muito pequena que danço, desde ballet clássico & Espanhol, com a fantástica D. Célia, até folclore (é verdade, até eu tenho dificuldade em acreditar!), nos tempo fantástico da faculdade.
Mas, já estou a divagar, apesar do objectivo deste blog ser mesmo esse.
Bom, para os "pés-de-chumbo" que queiram mudar de vida, acontece este fim de semana (19, 20 e 21) mais um Congresso Mundial de Salsa em Lisboa. É uma óptima oportunidade de frequentar alguns workshops com os maiores especialistas mundiais de salsa e aproveitar para dar um pézinho de dança "all night long".

Cancro do colo do útero: Portugal lidera número de casos da UE


Portugal é o país da Europa onde existe a maior prevalência de cancro do colo do útero (17 em cada 100 mil mulheres), doença que mata uma mulher por dia (!) no nosso país. Este cancro é causado por um vírus, o Papilomavírus Humano. Certos tipos deste vírus são capazes de transformar as células do colo do útero, provocando lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas. Esta progressão acontece apenas num número reduzido de casos e desenvolve-se ao longo de vários anos. O rastreio, através do exame de Papanicolau, é essencial porque detecta alterações nas células numa fase precoce, permitindo que se evite a progressão para lesões cancerosas e evitando muitas mortes. No entanto, não protege contra a infecção por Papilomavírus nem contra as alterações nas células. Todas as mulheres portuguesas podem, e devem, exigir fazer o rastreio, que é totalmente gratuito: "Só não faz quem não quer".
Estudos recentes sugerem que a utilização das novas vacinas poderão causar uma redução de 70%, ou mais, no número de casos de cancro do colo do útero. Não nos esqueçamos, porém, que a verdadeira prevenção está no acompanhamento e nos comportamentos que, como infelizmente sabemos, são falhas crónicas no nosso país.

Música, linguagem universal

Recebi agora da B (merci B.) esta fantástica performance rítmica.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

domingo, 14 de outubro de 2007

Vinicius

A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflecte. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o património de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.

Paulo Autran, adeus

A última vez que tive a imensa sorte de ver, ao vivo, o actor brasileiro Paulo Autran foi na peça "Visitando Mr. Green". A sua postura, a sua voz voz em palco, materializaram-se na encarnação plena da personagem Mr. Green, transportando-nos, a nós público, para aquele quarto e fazendo-nos viver as suas emoções. Uma experiência inesquecível.
Soube agora que morreu.
Adeus Paulo Autran.

sábado, 13 de outubro de 2007

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Sophia

De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Foi tão bom


Um piscar de olhos às minhas primeiras comentadoras ;)

My turn

Pois é, tive vontade de também divagar um pouco neste universo da blogosfera. Apeteceu-me. O que vai sair daqui não sei mas serão, certamente, divagações dos 40.

E querem mais divagação que roupinhas-desejo (vi no Oficina de Estilo) de cerâmica? Barnaby Barford (artista e designer londrino que cruza e mistura as fronteiras entre arte, ofício e design) foi convidado pela Wallpaper para recriar o look de marcas muitoooo desejadas em CERÂMICA. E o resultado é simplesmente delicioso. Quem nunca sonhou em ter um LV?