segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fogo maldito

Um incêndio de que não há memória no concelho do Sabugal está a consumir oliveiras, castanheiros, carvalheiras e mato nas localidades da Moita, Casteleiro, Sortelha, Santo Estêvão, Urgueira, Aldeia de Santo António, Espinhal e Quintas de São Bartolomeu.

domingo, 30 de agosto de 2009

Inimigos Públiocs

Hoje já não deu, infelizmente, para ir até à Adraga pois ando às voltas com uma reclamação nas finanças e tinha de ter a papelada toda pronta para amanhã ver se me consigo ver livre, de vez, deste imbróglio.
Acabdos os deveres ainda houve uma tentativa de ir para uma esplanada mas o calor estava demais e um cinemimha foi a opção certa, ficando a esplanada para mais tarde.
Dos vários filmes em cartaz que queriamos ver a escolha racaiu no "Inimigios Públicos", um filme absolutamente fantástico, diria perfeito no seu género. Johnny Depp, no papel do gangster John Dillinger, brilhante e Christian Bale, no papel do seu caçador, brilhante também.
E que bem que soube o ar condicionado.
Agora, é aproveitar esta verdadeira noite de Verão e "flanar"* por aí.

* de flâner ;)

sábado, 29 de agosto de 2009

Absolutamente África

Ontem no CCB WAXTAAN pela companhia JANT-BI, uma coreografia baseada nas danças tradicionais africanas. Pura energia e movimentos do corpo que só um africano consegue fazer. Muito bom.



sexta-feira, 28 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ne me quitte pas

Hoje de manhã, sem aviso prévio, fui apanhada pela “Ne me quitte pas” uma das mais belas e intensas canções de amor da minha vida, apesar de Brel dizer que não era sobre o amor mas sim sobre a covardia dos homens. Ouvir e ver Brel a interpretá-la é inesquecível e é impossível ficar indiferente.
É uma canção que me remete para um tempo de anseios e de um futuro por vir mas também para um tempo intensamente vivido, sentido e feliz. E, por isso, é uma canção que me aperta o coração e me faz sorrir e chorar ao mesmo tempo.
É uma canção que estará sempre ligada a B. e que me faz ter saudades de quando tudo ainda era possível.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Transmissão de pensamento

Estou eu a trabalhar ao som do álbum , sim porque às vezes o trabalho não é incompatível com ouvir música, e eis que recebo, finalmente AL teve tempo para as enviar, as fotos do concerto. Eis um cheirinho, visual, daquela memorável noite.

domingo, 16 de agosto de 2009

Fim-de-semana "de molho"

Depois de uma semana com fins de tarde deliciosos, uns ao sabor de uma caipirinha outros ao sabor de um GT, um novo restauramte "Café Malaca" e um clássico "Porto de Santa Maria", amigos de sempre e , quem sabe, novos amigos, preparava-me para entrar em grande no fds, com praia q.b. e jantares com amigos. Mas eis que, vinda sabe-se lá de onde, uma intoxicação alimentar me estraga os planos e me deixa K.O. e "miserável" enquanto o Sol brilha lá fora.
Better days will come

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Era mesmo isto isto que eu queria dizer

Supostamente, os homens têm um caderno de encargos permanente que os obriga a mostrar que são homens segundo um regulamento que está escrito não sei onde, e que os leva a serem patetas em full time. Os homens são muito pouco livres de se exprimirem de acordo com aquilo que sentem e que pensam porque têm medo de que isso possa afectar a sua imagem. Acontece mais há medida que o tempo passa por diversas circunstâncias óbvias: as pessoas em geral têm vidas mais assentes, mais estáveis e há menos tolerância social para que uma pessoa aos 40 anos tenha o discurso que tinha aos 20.
Pedro Mexia

Se conheceram alguém fora deste padrão me avisem, tá?

Bill Dixon com EXPLODING STAR ORCHESTRA

Ontem, no encerramento do Jazz em Agosto, uma verdadeira, e nova, experiência musical.

O nome da “small big band” faz todo o sentido. É uma explosão emocional, um som vibrante no qual o caos (a raiar a “loucura”) é apenas aparente e tudo acaba por fazer sentido. Como afirma o programa :”A sólida secção rítmica sustenta a pulsação acelerada da música, rigorosamente organizada, mas simultaneamente livre e emocional”
Não sou conhecedora de jazz e não sou fã do experimental que muitas vezes tem uma sonoridade que, muito provavelmente por ignorância musical, abstracta demais e que não me diz nada. Mas ontem houve um equilíbrio, houve uma ligação que fez todo o sentido. Ontem abriu-se um caminho para/com uma nova aprendizagem.

E os elementos da orquestra são absolutamente delirantes.

Bill Dixon e Rob Mazurek (trompete, composição),

John Herndon (bateria), Damon Locks (voz), Josh Abrams (contrabaixo), Jeff Parker (guitarra eléctrica), Nicole Mitchell (flauta, voz), Jebb Bishop (trombone), Jason Adasewicz (vibrafone, carrilhão), Matt Lux (baixo eléctrico), Matt Bauder (clarinete baixo, saxofone tenor), Mike Reed (bateria, tímpano).

Bill Dixon -um dos últimos pioneiros da «new thing» ainda em actividade. É trompetista, pianista, compositor, professor, e um artista visual.

Rob Mazurek nasceu em Jersey City em 1965 e é um abstraccionista do som e da imagem, cornetista, improvisador, compositor e artista multimédia com um estilo único que vai buscar à arte contemporânea a sua inspiração musical e visual.

domingo, 9 de agosto de 2009

Façam o favor de ser felizes

Ontem, ao regressar de uma fabulosa tarde de praia na Adraga, soube que o Raul Solnado nos deixou. Lembro-me de Raul Solnado desde sempre pois esteve presente nos programas de televisão da minha infância e adolescência. Do zip-zip não tenho verdadeira memória mas não me esqueço da Visita da Cornélia. Depois, há aquela inesquecível e delirante "Guerra de 1908" intemporal e genial, sempre.
Adeus Raul Solnado.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Update

Acabei de receber a seguinte informação do mnaa:
Agradecemos o seu mail e informamos que, já a partir da próxima semana, contamos ter no bar do piso 1, cafés, águas e snacks à disposição dos visitantes do MNAA.

domingo, 2 de agosto de 2009

Encompassing the Globe

Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII, uma exposição no a não perder:“ A little-known fact: A version of the Internet was invented in Portugal 500 years ago by a bunch of sailors with names like Pedro, Vasco and Bartolomeu. The technology was crude. Links were unstable. Response time was glacial. (A message sent on their network might take a year to land.)”.
Objectos lindíssimos através dos quais visionamos o mundo de então pelos olhos dos nossos temerários descobridores. Um motivo de orgulho e inspiração.
Só um cheirinho com este fabuloso saleiro de marfim


Nota: os serviços de apoio do mnaa estão pela hora da amargura: cafetaria encerrada o que significa que para tomar um café e beber uma água se tem de ir ao restaurante, lá embaixo, o que não tem nenhum sentido e a loja com pouquíssima oferta e artigos esgotados. Não há quem perceba que quanto mais e melhores serviços mais poder de atracção e consumo?

sábado, 1 de agosto de 2009

Seal


Que pedaço, ou melhor, pedação de homem. Canta lindamente, jinga q.b. (como ele próprio disse, not too notty), sedutor nato do seu público, corpo perfeito, um charme só. Um apetite! Ontem no hipódromo de Cascais um belíssimo espectáculo com muita dança e emoção.