terça-feira, 27 de outubro de 2009

H3N2

Com os media centrados na pandemia H1N1 pouca atenção tem sio dada ao H3N2 sasonal que se apresenta, este ano, com maior virulência. A presença de ambas as estirpes poderá complicar a estação gripal que já começou.

Desde 1968 que a H3N2 tem sido a estirpe dominante das estações gripais. Nos últimos meses o vírus H3N2 tem acumulado alterações que podem diminuir o grau de protecção da vacina sazonal.
Embora a informação sobre a doença causada pela variante H3N2 e a protecção conferida pela vacina sazonal ainda não esteja disponível, o facto de poder existir uma incompatibilidade é preocupante. Enquanto um desfasamento de um único componente da vacina trivalente da gripe não é incomum, nesta próxima época, poderá significar um aumento substancial no número de vítimas da gripe. Isso porque os vírus H3N2 apresenta uma propensão para afectar, desproporcionadamente, os idosos que têm sido em grande parte poupados pela pandemia H1N1. Também susceptíveis à variante H3N2 serrão os vacinados com a vacina da pandemia.

Sem comentários: