quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Medialunas

Outra "instituição" argentina. E que bem que me sabia agora uma.

Personagens que me provocam "urticária"

Armando Vara sempre me suscitou profundas desconfianças. Sempre o achei daqueles que está na política só para seu proveito pessoal e que vai tecendo a sua rede na obscuridade da mediocridade. Para mim, é daqueles que contribui para a falência moral do nosso país. Dir-me-ão: Não é o único. Pois não, infelizmente. Mas é um dos.
Ouvi agora que foi constituído arguido por indícios de crime económico.
O senhor até pode ser inocente mas espero que este processo vá até ao fim e que se apurem todas as verdades. Estou a ser muito ingénua, não é?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rumba

Agora, para além da salsa, iniciei-me com o "meu" Angel cubano na Rumba. Pensava eu que com a"rodagem" salseira que tenho ia ser coisa fácil. Puro engano. Estou aqui que nem me posso mexer. O controlo do corpo é muito maior, o ritmo bem mais difícil. Mas é bom....

terça-feira, 27 de outubro de 2009

H3N2

Com os media centrados na pandemia H1N1 pouca atenção tem sio dada ao H3N2 sasonal que se apresenta, este ano, com maior virulência. A presença de ambas as estirpes poderá complicar a estação gripal que já começou.

Desde 1968 que a H3N2 tem sido a estirpe dominante das estações gripais. Nos últimos meses o vírus H3N2 tem acumulado alterações que podem diminuir o grau de protecção da vacina sazonal.
Embora a informação sobre a doença causada pela variante H3N2 e a protecção conferida pela vacina sazonal ainda não esteja disponível, o facto de poder existir uma incompatibilidade é preocupante. Enquanto um desfasamento de um único componente da vacina trivalente da gripe não é incomum, nesta próxima época, poderá significar um aumento substancial no número de vítimas da gripe. Isso porque os vírus H3N2 apresenta uma propensão para afectar, desproporcionadamente, os idosos que têm sido em grande parte poupados pela pandemia H1N1. Também susceptíveis à variante H3N2 serrão os vacinados com a vacina da pandemia.

Tuberculose: 2 milhões. Gripe A: menos de 5 mil

A gripe deve preocupar-nos. Mas não podemos perder a noção do seu relativo impacto, por entre as doenças que mais nos afectam.

"A tuberculose continua a ter um problema de imagem", diz Lee Reichman, director do Instituto Global da Tuberculose, da Escola Médica de Nova Jérsia.

"As doenças que mais matam não são necessariamente as mais excitantes": a gripe A (H1N1) matou cerca de cinco mil pessoas [4735 no último balanço da OMS], a tuberculose mata todos os anos quase dois milhões de pessoas no mundo. Enquanto para a nova gripe foi possível produzir rapidamente uma vacina e existem anti-virais de nova geração, para a tuberculose o fármaco mais recente é de 1968, o teste de detecção mais usado remonta a 1890 e a vacina (BCG) é de 1919 e "é ineficaz em muitas situações".
Acresce a progressão da tuberculose multi-resistente (quando o doente já não responde a pelo menos dois dos fármacos de primeira linha).
Uma nova vacina contra a tuberculose está a ser desenvolvida nos Estados Unidos, mas Lee Reichman diz que não "está iminente" e o seu desenvolvimento ainda levará de cinco a dez anos!!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Música para o dia de hoje


Cheguei a Buenos Aires dia 4 de Outubro. A Argentina estava de luto pois tinha morrido Mercedes Sosa, La Negra, a "Voz da América Latina".
Não conhecia mas fiquei com curiosidade. Acabei por comprar este CD (vol.2) com duetos e músicas belíssimas. Sabe bem ouvir.



domingo, 25 de outubro de 2009

O melhor bife da minha vida

no "La Tablita" em El Calafate

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mate

Uma "instituição" na Argentina, a qualquer hora e em qualquer lugar. Se vamos de viagem pois lá vai o termozinho com água (que não pode ferver) que se vai juntando às folhas, à medida das necessidades, e vai-se saboreando, entre amigos e uma boa conversa.
Este foi sendo preparado pela Rita ao longo da tarde.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fin Del Mundo

Ushuaia - Tierra Del Fuego




Tren Del Fin Del Mundo




Canal Beagle e Islas de los pájaros e de los lobos




Centolla

1ª reflexão

Conheci duas Argentinas ( digo 2 porque apenas consegui ir a BA e Patagónia) assim como nenhum país é um só. É a distância, e não só quilométrica, entre as grandes cidades e o resto. São mundos diferentes, com ritmos diferentes, com batimentos cardíacos diferentes.
A própria Patagónia não é uma só mas, em toda a sua extensão, o batimento é semelhante, a respiração é só uma. É a mãe Natureza, esplendorosa, imensa, poderosa, bela. É a montanha, é a cordilheira, é o mar, são os glaciares, são o grandes lagos, são as cascatas, é a estepe, é a floresta, é a fauna na sua fase mais ternurenta, é o silêncio e é o som. É o convite ao despojamento e contemplação.
Também BA não é uma só. É o tango/milonga, é a sofisticação, é a urbanidade, é o bairrismo, é a gastronomia (deliciosa), é a decadência, é o fervilhar de gente, é o prazer de uma bela esplanada e de uma boa conversa, são os paseaperros,é o permanente chamamento ao consumo, são as feiras de bairro, são os bairros típicos e os bairros alternativos, é o antigo e o moderno, é Europa e América. É o convite à deambulação despreocupada e à alegria de viver.

Para manter a "onda"

hoje só ouço

domingo, 18 de outubro de 2009

Adios Bueno Aires, adios porteños

E eis que se aproxima o dia do regresso a casa. Hoje é o meu último dia aqui em Buens Aires e amanha voarei para Lisboa mas só aterrarei a 20.
Este fim-de-semana em Buenos Aires fiquei no bairro de Palermo Soho, uma loucura de alto astral. Como o próprio nome indica, é um bairro trendy cheio de lojas giríssimas, bares e restaurantes para todos os gostos, um fervilhar de gente desempoeirada e boa onda, numa animacao só. Ontem, sábado, foi um loucura. Geladarias abertas até as 4 da manha, restaurantes a abarrotar até as 3, gente nova, menos nova, de todas as cores e feitios, numa cultura de rua fantástica.
Hasta la proxima, por supuesto.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Peninsula Valdés

Nao resisto em partilhar como foi "bárbaro" o dia de hoje com a natureza a mostrar toda a sua beleza e ternura. A Peninsula Valdés é um local privilegiado onde centenas de espécies se deslocam na sua época de acasalamento e reproducao. Hoje pude assistir a um espectáculo único com Baleias Francas Austrais e suas crias, ali mesmo ao pé de mim, junto ao barco em que navegámos, em Puerto Piramides. Um deslumbramento.
E também, já noutro ponto da península, a um outro espectáculo: o dos elefantes marinhos. O macho alfa, rodeado pelo seu harém e respectivos filhotes, enquanto que os machos periféricos aguardam, bem de longe, a sua oportunidade.
Mal possa, posto fotos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bárbaro *

Só um post para dizer que a Patagónia es muy linda. Já saí da zona andina e hoje visitei a colónia de pinguins de Magalhses em punta Tombo, já na costa atlântica. No meu regresso faco um diário à posteriori deste passeio imenso. Sexta-feira vou novamente para Buenos Aires.
Hasta pronto!

* Expressao portenha para Fabulástico

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tango

O tango passou ontem a ser Património Imaterial da Humanidade por decisão da UNESCO.
A menos de 48 horas da minha partida para Buenos Aires, será isto um sinal? ;)