segunda-feira, 26 de maio de 2008

Feira do Livro

Este ano não vou.
E, apesar de não subscrever na totalidade, tenho de concordar com João Pereira Coutinho que escreveu no Expresso do último sábado:

INFERNO
FEIRA DO LIVRO
Assisti à polémica da Feira do Livro com a náusea que a coisa inspira. Antes de mais, uma confissão: a última vez que fui à Feira terá sido no século passado, ou seja, antes da Amazon me bater à porta e de atirar o meu gerente de conta para o divã. E então penso: como era possível viver sem a possibilidade cómoda de ler o que se publica em França, em Inglaterra, no Brasil ou nos EUA? Como alguém diria, éramos assim absurdos em 1997.
E continuamos absurdos: as livrarias tradicionais não se recomendam. Tirando as novidades, livros com dois ou três meses desaparecem para parte incerta. Os clássicos da língua não estão editados, ou estão mal editados - isto num país que discute acordos ortográficos! E algumas preciosidades esgotaram e não voltaram ao mundo dos vivos. Exemplos? Há meses que procuro as cartas de Séneca a Lucílio. Nada. A Gulbenkian promete reedição para breve. Andamos nisto há um ano.
E depois é a Feira propriamente dita: o ambiente é fúnebre. E piora quando os autores falam, ou assinam, com o entusiasmo próprio das tumbas. Restam os leitores - ou, para sermos rigorosos, os "leitorais sazonais". São como os estudantes universitários que só se lembram que o álcool existe quando chega a Queima das Fitas. Resultado: consomem muito e muito mal.
E a polémica? A polémica teria sentido se alguém estivesse interessado em enviar a Feira para o século XXI. Mas a Feira toda. Ninguém está. De um lado, os pequenos editores revisitam a conversa da ética igualitária: são pobres mas honrados, de preferência no interior das suas modestas "barracas" (o termo é todo um programa) e a marchar contra o "grande capital". Do outro lado, o "grande capital" pretende simplesmente exibir-se com a vulgaridade típica do novo-riquismo. Que saudades dos grandes cavalheiros que não só não discutiam dinheiro como nunca o ostentavam.
Mas esta é uma polémica sem cavalheiros. É uma luta entre o arcaísmo da APEL e a saloiíce da Leya. Uma feira, não de livros, mas de vaidades. Estão bem uns para os outros.

2 comentários:

Sandra Coelho disse...

O último parágrafo é muito certeiro. Mas eu confesso que continuo a gostar de passear entre os livros embora a feira do porto tenha demasidos editores que realmente não me interessam. E nunca saio de lá sem que algo me tenha tentado!

Sandra Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.