domingo, 18 de maio de 2008

Tosca

Com a assinatura do encenador canadiano Robert Carsen ,e no ano em que se comemora o 150.º aniversário do nascimento de Giacomo Puccini (1858-1924), fui ontem ver e ouvir Tosca, no placo do São Carlos.
Lothar Koenigs faz a sua estreia no fosso do São Carlos dirigindo a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Com a chancela da Vlaamse Opera (Antuérpia, Bélgica), a equipa criativa encabeçada por Robert Carsen envolve Anthony Ward na assinatura da cenografia e figurinos e Davy Cunningham na concepção do desenho de luz.
No papel da célebre heroína pucciniana vi e ouvi ontem Elisabete Matos, no papel de Cavaradossi , o tenor Evan Bowers e na pele de Scarpiae , o baixo Vladimir Vaneev.
Que bela tarde!

3 comentários:

Ratatouille disse...

Ouvi na rádio. Gostei da heroína: cores vocais e um declamativo interessantes.

myself disse...

pois eu, que, como sabes, não sou perita no assunto, arrepiei-me em alguns momentos. Gostei imenso dela e também do Evan Bowers. A crítica de voz deixo-a para os entendidos, como Momsieur Ratatouille

Ratatouille disse...

A experiência da ópera ao vivo é completamente diferente da que se pode ter a partir de uma transmissão radiofónica. Na rádio estamos mais sensíveis à parte musical. No teatro é muito mais do que isso. Mas pelo que me foi dado ouvir (não ouvi o último acto!) acredito que devem te existido momentos dramáticos muito intensos, particularmente os da responsabilidade da Floria. A senhora tem um grande sentido teatral e normalmente entrega-se muito aos papeís que interpreta.