quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Paula Rego

Há quase 20 anos tive oportunidade de adquirir esta gravura da Paula Rego, de quem sou fã desde a primeira vez que vi os seus quadros a pastel.
Children and their stories
Para mim foi, na altura, um esforço financeiro razoável mas, o prazer que me dá é "priceless".

"...para encontrarmos o nosso caminho para onde quer que seja, temos sempre de encontrar a nossa própria porta de entrada, tal qual a "Alice no País das Maravilhas". Paula Rego

Sei que a sua estética é violenta, rude, intensa. Mas, quando olho para seus quadros, com todos os seus fantasmas e sonhos, estes tornam-se histórias vivas e emocionantes. É como se as personagens despertassem e tudo estivese a acontecer ali, uma e outra vez.

'In her graphic work, as in her painting, Rego is a great storyteller who both persuasively and subversively seizes you at the first encounter, and then keeps a relentless grip on your mind and senses until she has finished her complex, infinitely subtle and reverberating tales.'

A construção da “Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego”, um projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura, começou esta Segunda-feira em Cascais e prevê-se que esteja concluída até ao final do ano.


Vai ter como principal núcleo expositivo o importante acervo de pinturas e gravuras da autoria de Paula Rego e Victor Willing doado em Agosto de 2006 pela autora à Câmara Municipal de Cascais, entre outras peças elaboradas em suportes mais originais, no conjunto da obra da pintora, como a tapeçaria de grandes dimensões que tem por base a obra “Alcácer Quibir”, um dos raros trabalhos de Paula Rego que passou a suporte têxtil.

Sem comentários: