«Jogos de Poder» é a extravagante história verídica de como um congressista, que gostava de passar um bom bocado, uma VIP de Houston, que adorava uma boa causa, e um agente da CIA, que adorava uma boa luta, conspiraram para levar a cabo a maior operação secreta na história.
Charlie Wilson (Tom Hanks) era um congressista solteiro do Texas, cuja personalidade, amiga da boa vida, mascarava uma astuta mente política, um profundo sentido de patriotismo e compaixão pelas vítimas de injustiça. No início dos anos 80, com o avanço da invasão russa, essa vítima era o Afeganistão.
Amiga de longa data de Charlie, sua patrona frequente e, por vezes, amante, Joanne Herring (Julia Roberts) era uma das mais abastadas mulheres do Texas e fervorosa anticomunista. Convicta que a resposta americana à invasão do Afeganistão era anémica, ela incitou Charlie a oferecer aos Mujahideen o que mais ninguém podia garantir: fundos seguros e armas para erradicar os agressores soviéticos da guerra.
O parceiro de Charlie neste árduo empreendimento era o agente Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman), um «bulldog» operacional administrativo que trabalhava com membros de sangue azul da Ivy League, desdenhosos dos seus talentos.
Juntos, Charlie, Joanne e Gust viajaram pelo mundo para formar uma improvável aliança entre paquistaneses, israelitas, egípcios, legisladores e uma dançarina de dança do ventre. O seu sucesso foi notável.
Durante os nove anos da ocupação do Afeganistão, o fundo dos EUA para operações secretas contra os soviéticos passou de cinco milhões para mil milhões de dólares anuais, e o Exército Vermelho acabou por se retirar do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário