terça-feira, 12 de maio de 2009

b-a-ba do vírus da gripe (influenza)

O vírus da gripe pertence à família Orthomixoviridae. É constituído por ácido ribonucleico (ARN) de hélice simples e de polaridade negativa. Conhecem-se três tipos de vírus da gripe: A, B e C. Só os dois primeiros têm interesse em saúde pública uma vez que o tipo C provoca infecções muito ligeiras. As pandemias são invariavelmente originadas pelo tipo A.
O vírus da gripe tem, predominantemente, uma forma esférica especulada com cerca de 100 nanómetros. As proteínas com a forma de espícula correspondem às duas glicoproteínas de superfície (antigénios de superfície): a hemaglutinina (assim chamada porque reage com as proteínas receptoras dos glóbulos vermelhos, provocando hemaglutinação) e a neuraminidase. A hemaglutinina é quatro vezes mais frequente que a neuraminidase.

Os diferentes subtipos são determinados em função das diferentes proteínas de superfície (H1-H16; N1-N9).
É a segmentação do genoma do vírus que está na origem da sua variabilidade, das suas constantes mutações. Esta variabilidade antigénica e genética pode assumir uma expressão menor (drift), mais frequente, ou mais profunda, mas mais esporádica, correspondente ao aparecimento de um subtipo novo de vírus (shift).

3 comentários:

Sandra Coelho disse...

ok mas o que a malta quer saber é: "panica-se ou não se panica??"
beijos!

moimemme disse...

até que enfim alguém que nos explica as coisas de forma simples. Gostei!
Já agora, não me dás uma explicação sobre a famosa "infecção" dos Hospitais de que tanto se fala por estes dias?
Obrigada

myself disse...

Não, não é para panicar,é apenas para ter os cuidados básicos dde sempre, niomeadamanet lavar bem e muitas x as mãos, em vez de espirrar para as mão espirrar para um lenço, etc, etc... Eu própria já começo a partilhar de algum sentimento desconfinaça de uma "conspiração" concertada para aumentar o consumo.

Ok, Clostridium difficile será o meu próximo psot